terça-feira, dezembro 23, 2008

Jovem: Famoso ou Histórico?


Há um tempo atrás alguém me disse: você é a esperança deste país. Aquilo foi forte para mim e me levou a refletir por alguns dias e cheguei à conclusão que, realmente, existe uma expectativa natural nas pessoas em relação à juventude, a resposta de um Brasil melhor, uma sociedade sadia, uma educação que alcance seu propósito, famílias felizes, paz e prosperidade, isto tudo é possível, depende da nossa decisão.


Mas o que se espera da juventude? Em quê o jovem pode contribuir em suas decisões para a sociedade? Observamos a ausência de referencial para estes dias, infelizmente não há uma fonte de inspiração segura. Jovens que se destacam na mídia, quando os conhecemos melhor, percebemos que são escravos de si mesmos, do dinheiro, da fama, sexo e de uma vida sem limites. Alguém já afirmou: Jovem é outro papo. Que papo? Juventude é viver na dependência destas coisas? Juventude é viver uma vida sem limites? Não quero aqui defender uma ideologia ou ensino doutrinário, mas nosso Brasil está carente de jovens que valorizam a vida, a família, o amor, os relacionamentos.


Respeito já é um comportamento que virou conto dos nossos avós. Não precisamos forçar muita nossa memória para recordar dos desacatos às autoridades, filhos que matam os pais, por causa de uma herança corruptível, a exploração sexual de adolescentes e etc. Antes de irmos ao cinema precisamos analisar bem a “saúde” do filme, fazer uma pesquisa, ler os comentários, saber quem são os atores ou diretores, por quê? Entretenimento não pode ser duas horas de gargalhadas; entretenimento é trazer tranqüilidade para alma e ensino para o espírito.


Hoje há uma apelação para fama, todos querem ser famosos, pelo menos 15 minutos de fama, as academias estão cheias, as clínicas super lotadas para uma nova plástica, (muda aqui, muda acolá) para afinal de contas sair bem na fita. Que fita? Uma fita que vai ser rodada algumas vezes e ninguém mais lembrará? A fama é relâmpago e mortal, fazer história é firmar conceitos e imortalizar a alma. Que história vamos deixar? Que Brasil nossos filhos e netos vão encontrar? Só temos uma vida e precisamos vivê-la com propósito.


A cada dia estamos escrevendo capítulos desta nova história, com nosso comportamento, em nossas decisões e principalmente com atitudes. Precisamos de um novo Brasil! E a esperança esta dentro de cada jovem deste País.

“Sobre tudo que se deve guardar, guarde o seu coração, porque dele depende toda sua vida”. E aí?! Famoso ou histórico?


Fonte: Pr. Franciso Aguiar - Luz Para os Povos

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial