sábado, outubro 25, 2008

Gostar x Gostar de estar


Mais uma vez, antes de qualquer coisa, é necessário ressaltar que isto é só um ponto de vista baseado na minha maneira de ver a vida e na minha própria experiência de vida.

A juventude é uma época de aprendizagem sobre si mesmo (a vida é uma época de aprendizagem, mas a juventude é onde nós temos as primeiras experiências), onde nós tentamos nos situar no mundo e geralmente certas questões vem à baila: Quem sou eu? O que eu quero ser? E outras mais que estão diretamente ligadas a estas duas perguntas.

É justamente nesta fase, neste turbilhão de emoções, quando começamos a ter uma vida social ativa, amigos, namoradas ou namorados, ficantes e por aí vai, pois estamos começando a criar uma identidade própria (longe de mim menosprezar os namoros de adolescentes e as amizades de infância, apenas digo aqui que são fases que, por não termos uma certa independência, às vezes não somos livres para escolher as diretrizes da nossa vida), diferentemente da infância e da adolescência, onde muitas vezes nossos amigos são os filhos dos amigos de nossos pais ou os primos e nosso círculo de convivência é o mesmo dos nosso pais (claro que não há problema em ser amigo do filho do amigo do seu pai, mas vocês entenderam o que eu quis dizer e se não entenderam, deixem um comentário).

E então vem outra dúvida: será que eu gosto de alguém?(Não vou aqui definir amor e paixão, vou usar a palavra gostar num sentido amplo, talvez até o gostar seja o amor e o gostar de ficar seja a paixão, mas o foco do texto não é esse). Opinião minha, gostar de alguém abrange duas coisas, a sua felicidade e a da outra pessoa (não necessariamente nessa ordem e talvez as duas em paridade). Você se sente feliz com a outra pessoa e quer fazer com que a outra pessoa se sinta feliz com você. Você busca a sua felicidade e a da outra pessoa, é algo altruísta, você tem prazer, sente a ausência da pessoa, se sente feliz em trazer alegria à outra pessoa, mesmo que certas vezes seja preciso anular-se ou abrir mão de algo. Já gostar de estar, está relacionado apenas a sua felicidade, a outra pessoa lhe faz feliz, você se sente feliz perto da outra pessoa, é algo momentâneo, meio que como uma ficada, o momento está bom então estamos ficando, depois acabou, passou.

A bem da verdade, eu acredito que os relacionamentos começam com um "gostar de estar" que mais tarde com a evolução e a maturidade da relação e das pessoas que estão nela se transforma num gostar. Então meu caro leitor, se há um "gostar de estar" ainda há esperança para todos nós.

anônimo da 1a. postagem.

Marcadores:

12 Comentários:

Blogger Ben disse...

Bem pra começar achei legal o texto, mas acho que ai tem mais coisa, fala ai Mateus de quem é que você gosta de estar? :P

10/26/2008 10:46 PM  
Anonymous Anônimo disse...

acho q mateus nao vai decepcionar as inumeras fãs eheauheauhae

10/27/2008 11:15 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Também achei legal...
mas não acho que necessariamente venha o "gostar de estar"...
acho que o "gostar" pode vir sem escalas huashasuhasuas
queria falar mais alguma coisa mas nao me vem na cabeça.
depois escrevo.
=)

10/28/2008 12:51 AM  
Blogger Ben disse...

Acho que o que Mateus quiz dizer é que não é errado ficar, por que dali pode nascer um namoro :P acho que é isso, ou nào é?

10/28/2008 8:11 AM  
Anonymous Anônimo disse...

benjamin, n sei se mateus concorda ou não com "ficar", mas é como se depois de um tempo com a pessoa, independentemente de ser uma ficada, um namoro ou simplesmente uma amizade vc percebesse se gosta dela. Mas nana acho q o q mateus quis dizer foi q tipo todo namoro começa meio empolgado ta lig, pq novidade e tal e vc soh ve qualidade, etc e tal, independentemente de qnt dure esse "começo", essa empolgação pode ser de, sei la uma semana, mas tbm acho q vc esta certa la no fundo pode ser q ja tenha um gostar mas q nao eh perceptivel, pois esta ofuscado pelo gostar de estar.
ah, mateus disse q nao foi ele q escreveu, ele soh postou, quem escreveu, foi um "anonimo".

10/28/2008 3:08 PM  
Blogger Ben disse...

Legal

10/29/2008 12:33 AM  
Blogger Matt disse...

Vale ressaltar que esta sendo usado meu nome ao inves de anonimo.
Não sei se concordo totalmente pelo que foi dito, mas ivan esta realmente qnd diz que no começo o sentimento de novidade é algo que passa, mas isso nao faz do namoro pior que antes. Como tudo na vida, namorar tem varias fases e não necessariamente existe uma melhor que a outra.
Sobre o que Nana falou, realmente, não necessariamente é necessário que haja o gostar de estar mas probabilidade de que isso ocorra como uma primeira fase é muito grande. É como a beleza, não é suficiente, mas abre portas.
hahahahaha.

10/29/2008 12:40 AM  
Blogger Ben disse...

Só é ver o filme do Nooma, o Flame, alguns posts abaixo... Eu concordo com ele que para se ter um relacionamento realmente satisfatório para ambos é preciso ter a cobinação das "três chamas" por assim dizer...

10/29/2008 12:43 AM  
Blogger P.D. disse...

Benjamim falou e disse! Esse vídeo do nooma é muito bom e explica muita coisa!

Bem, aos que estão solteiros e não pretendem o ser por toda a vida (até porque namorar é muuuito bom, principalmente quando é com a pessoa certa) eu digo por experiência própria que OREM! Deus responde! Acreditem!
Não quero parecer uma velha, ou sei lá o que, mas não concordo com o "ficar". Muito melhor é esperar a resposta de Deus. Aquele ou aquela que Ele escolher vai acender em vc as três chamas e vc será muito feliz!!
É isso! :P

10/29/2008 9:15 PM  
Blogger Gabys disse...

Pri falou tudo. :D

11/04/2008 11:54 PM  
Blogger Milainy Magalhães disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

1/23/2009 4:43 PM  
Blogger Milainy Magalhães disse...

Olá, não me conhecem.. mas achei muito interessante o tema e decidi interagir. =)
Concordo com a Priscila, mesmo se me considerarem velha tbm..rs

Nós, filhos de Deus, sabemos que a falta de compromisso não agrada ao nosso Pai, seja referente ao que for.. e Satanás (tem crentes que prefere ignorá-lo), ele tem colocado idéias em nossas mentes (jovens) com muitos conceitos do mundo, que tem contaminado a santidade da igreja, e temos aceitado como sendo coisas normais.. Afinal, todo mundo faz!
Mas nosso mundo não é este. Não devemos aceitar! Vamos ser santos como santo é o nosso Deus.
A bíblia é repleta de exemplos de pessoas que oraram e Deus respondeu. Porque não cremos da mesma forma?
Deus abençõe cada um.. Bjks
Mila

1/23/2009 4:46 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial